Softbox com Tripé (Refletor de Luz) - Faça você Mesmo


Como fazer em casa seu próprio refletor para fotos os filmagens. Ideal para os youtubers iniciantes, como eu, que não dispõe de verba para adquirir um "Softbox" com Tripé.

Imagem Softbox Caseiro

O Softbox é  nome em inglês dado ao Refletor de Luz usado em iluminação de estúdio de filmagem ou fotográfico. É um dispositivo fotográfico usado para obter uma luz suave. Eles criam uma luz branca difusa, direcionando a luz a através de uma material difusor.

Este dispositivo vem sendo muito utilizado pelos "Youtubers", ou como gosto de chamar, Criadores de Conteúdo, que são as pessoas que fazem seus vídeos na grande maioria de maneira amadora em sua própria casa, sem querer desmerecer, alias pelo contrário.

Ao começar a fazer os vídeos para o canal do D tudo um "PORCO" no YouTube, senti a necessidade de uma fonte de iluminação mais potente do que a iluminação de minha oficina e logo fui pesquisar sobre refletor e seu preço no mercado. Achei vários, e o que me serviria, custava em média trezentos e cinquenta reais (R$ 350,00). Valor que não me sinto a vontade para gastar, pois estou iniciando como criador de conteúdo. Decidi não te-lo e me virar com a iluminação normal, no caso, iluminação externa do sol e interna das lampadas de teto.

Mais há dias que a iluminação externa está mais fraca por conta de nuvens e então tenho esta variação. Não poderia me contentar em ficar apenas com o que tinha e não promover qualidade para os vídeos.
A alternativa era fazer meu próprio softbox com tripé. Procurei no YouTube e achei várias dicas de softbox feitos e casa. Gostei de um vi e comecei a me preparar para faze-lo. Alguns dos itens que precisei já tinha em casa disponível,
como tubos de PVC de 3/4" (três quartos de polegada), papelão grosso, fita Hellerman, fita isolante, fita adesiva transparente e cola branca. Precisei comprar um tubo de PVC 1/2" (meia polegada) com 1m (um metro) de comprimento, 3 (três) conexões tipo "Te" 3/4" (três quartos de polegada), 4 (quatro) Caps 3/4" (três quartos de polegada), papel alumínio de 45cm (quarenta e cinco centímetros) de largura, 3 (três) soquetes para lampadas e 2 (dois) parafusos com borboleta. 









Referências:
Soft box – Wikipédia, a enciclopédia livre (https://pt.wikipedia.org/wiki/Soft_box)  

Comentários