Arcade Homemade - Parte 1 (Fliperama feito em casa)

Logo Arcade
Este é o projeto que juntei as duas coisas que gosto, a marcenaria e a informática com um pouco também de eletrônica.
Um dia navegando na internet atrás de jogos antigos me deparei com uma plataforma onde o usuário pode colocar diversos emuladores onde estes são agrupados e gerenciados. O nome deste frontend é "Maximus Arcade", que é um software para plataforma Windows que permite ao usuário reviver milhares de jogos clássicos criando uma interação com vários emuladores de arcade e console, mantendo o ambiente Windows escondido. Esta opção tem um custo por se tratar de um software pago, porém barato, em torno de 25 dólares. Para quem não quer mais um gasto com a brincadeira há disponível alguns software semelhantes gratuitos, um deles é o HyperSpin também para plataformas Windows e o Gelide para plataformas Linux.


Voltando ao assunto, vi que através deste frontend poderia fazer meu próprio arcade (fliperama) e ter em casa para curtir sozinho ou com os amigos e filhos os jogos que fizeram parte de minha história, e ainda estão na minha lembrança.
Pensei em montar em um computador antigo que tenho em casa sem uso e o que iria faltar era a construção de uma cabine de fliperama (arcade cabinet)... Então mãos a obra, vamos para mais uma seção de Faça você mesmo.

Por ser um projeto mais complexo, dividi este artigo em passos. Alguns posts terão 1 ou mais passos, acompanhe! 


Passo 1: Escolha do desenho da cabine


Planta da Lateral do Fliperama
Pesquisando na internet achei um modelo de cabine que me agradasse mais em seu design, então a partir deste desenhei-o no SketchUp (software de modelagem 3D) em escala para obter as medidas para o desenho e corte da chapa.




Passo 2: Transferir o desenho escolhido para a chapa de MDF


Desenho na chapa de MDF cruFeito o desenho para usar como referência vamos passar as medidas para a chapa de MDF e desenhar a lateral para começar então com o corte.
Usei para fazer a medição precisa réguas de aço inox de boa qualidade pois há necessidade de precisão devido estarmos trabalhando com a medida em milímetros. Você pode ver nas imagens réguas de 1 metro, 60 centímetros e 30 centímetros.
Aconselho para quem sempre irá trabalhar com MDF ou madeiras a ter este conjunto de réguas pois irá facilitar muito os trabalhos de medição.
Uma outra dica que dou, se for trabalhar com uma chapa nova de MDF é fazer os desenhos utilizando o lado já cortado da chapa na extensão maior do desenho para diminuir a quantidade de cortes da chapa. No caso do nosso desenho é o fundo da lateral o qual é reto por isso encostei o desenho na extremidade da chapa, assim também aconteceu com o fundo e uma pequena parte do topo.
É sempre importante planejar o corte. Faço isso usando o Sketchup, onde diante o desenho que será realizado faço um desenho da chapa com suas dimensões e simulo as possibilidades de cortes. Assim tenho um melhor aproveitamento da chapa.
No caso deste desenho utilizei as duas laterais da chapa para os fundos das laterais.

Passo 3: Corte das laterais

Peças laterais do fliperama cortadasComo é a principal peça que molda o formado do arcade comecei o corte das laterais. Foi realizado o corte utilizando uma serra Tico-Tico com uma serra apropriada para o corte em MDF. E lembre-se, nestas horas sempre utilize equipamentos de proteção individual!





Quero deixar aqui meu agradecimento para o Henrique Maran e o Gabriel Zanella que me ajudaram nestes passos!

Siga o Blog D tudo um "PORCO" e acompanhe esta nova empreitada de Faça você mesmo.

Até o próximo POST... Abraços 


Continue seguindo o projeto lendo a Parte 2.


👍Gostou? Deixe seu apoio com um JÓINHA, Comente e Siga!


Inscreva-se em nosso Canal do Youtube: youtube.com/@dtudoumporco