Cabeceira de Madeira para Suite - Faça você mesmo

3D Projeto Cabeceira de Madeira Suite
Cabeceiras de cama geralmente são muito caras e nem sempre da melhor qualidade.
Procurando modelos que me agradassem na internet, achei uma foto de uma cabeceira de cama de casal feita de pallets e como gostei muito, comecei a pensar em como eu mesmo fazer uma para minha suíte.
Veja aqui a referência para este projeto: http://goo.gl/zQXJNL

Cabeceira de Madeira para Suíte - Como Fazer

O desafio inicial

Rodapé de Tauari
Rodapé de Tauari
O desafio inicial era saber qual tipo de madeira usar, então eu e minha esposa fomos a uma madeireira e começamos a olhar as opções que a atendente nos mostrava. Até que surgiu uma ideia e a possibilidade de fazer o projeto com rodapés de madeira Tauari que a madeireira tinha a pronta entrega e bem secas. Estes rodapés tinham algumas vantagens, já estavam boleados em um dos lados, tinham o comprimento que precisávamos, já estavam aparelhados e num excelente preço por metro linear.
Como o design desta cabeceira é simples, imitando um deck de madeira, necessitávamos apenas dos rodapés e de umas linhas de madeira do mesmo tipo para fazer o apoio da parede, onde então os rodapés deveriam ser fixados.

O Projeto

Maquete eletrônica do projeto da cabeceira
Maquete eletrônica do projeto da cabeceira
A ideia básica do projeto consistem em ripas de madeira fixadas em apoios que serão pregados na parede, dois nichos quadrados de madeira de cada lado da cama fixados nas ripas servindo como compartimento de um criado mudo e logo acima uma prateleira de largura pequena.
Para o topo da cabeceira um vidro que receberá uma iluminação interna o qual servirá como apoio para decorações. 


Mãos a obra

Cortando as peças

Com os rodapés comprados comecei a medir as peças de acordo com o projeto e a corta-las nas dimensões definidas. Utilizei uma serra de esquadria que tenho mais nada impede que se faça com um serrote, pois os cortes são retos sem a necessidade de qualquer tipo de uso de anglos.
Foram utilizados 13 rodapés no projeto de um total de 15 peças cada uma com 3 metros de comprimento adquiridas. Estes rodapés tem 70mm de largura, 3000mm de comprimento e 20mm de espessura.
No apoio que será fixado na parede utilizamos linha de madeira. Este é o nome dado ao tipo de corte em madeireiras. Estas peças tem dimensão de 50mm de espessura, 150mm de largura e 1200mm de comprimento. Utilizamos 4 linhas de madeira no projeto com as dimensões acima citadas.

Lixando

Após todos os cortes, iniciamos a preparação para o acabamento. O lixamento das peças, na minha opinião, é a parte mais trabalhosa do serviço, mesmo, como no meu caso, utilizando uma lixadeira orbital.
Como já disse em outros artigos, a utilização deste tipo de lixadeira é o ideal para serviços deste tipo, pois não temos que nos preocupar em lixar no sentido do veio da madeira porém é como disse mais trabalhoso.
Lixei cada peça com uma lixa mais grossa e depois com uma mais fina para que a superfície fique bem lisa.
A época que fiz esta cabeceira não tinha em meu rol de ferramentas uma lixadeira de cinta, agora que já a tenho, utilizara-a neste etapa e depois a lixadeira orbital com lixa fina.

Limpeza

Para limpar e preparar para começar a envernizar, geralmente utilizo aguarás. Assim, além de limpar, dou uma hidratada na madeira fazendo que suas fibras estejam preparadas para a primeira demão de verniz.

Envernizando 

Ao envernizar as peças da cabeceira de madeira utilizei a técnica que sempre utilizo. Já a comentei aqui em diversos artigos, até dedicando a este tema um artigo exclusivo, que você pode conferir em Faça você mesmo: Como Envernizar Madeira.

Furações


Furação das linhas da cabeceira
Furação das linhas da cabeceira
A cabeceira de casal deve ficar lisa e sem que fiquem aparentes os parafusos que iram fixar as peças. Para isso devemos fazer algumas furações escariando para que o o parafuso fique rebaixado e então permita que utilizemos massa de madeira para tampar estes rebaixamentos com os parafusos.
Também devemos fazer a furação da linha pois como ela é colocada na parede com a face de um dos lados, para que o parafuso que irá fixa-la na chegue até a bucha e de aperto. Este furo deve ser calculado, temos que atravessar 150mm da linha para fixa-la as buchas portanto fiz dois furos com 90mm de profundidade em cada uma das quatro peças, só então um furo menor com o diâmetro do parafuso. Utilizei uma furadeira de bancada com uma broca grossa para o furo de rebaixamento.
Nas ripas utilizei broca chara para os rebaixamentos que eram pequenos, cerca de 5mm.

Montagem

Montagem das linhas da cabeceira
Montagem das linhas da cabeceira
Na montagem das peças devemos, é claro, fazer a marcação na parede a qual ficará fixada a cabeceira. de fora a fora na parede tracei uma linha no nível, dividi a seções e marquei a posição de cada linha e uma a uma, com ajuda de mais uma pessoa, fiz a marcação dos furos na parede.
Furei a parede em suas marcações colocando uma bucha em cada um destes furos. Pronto comecei a colocar as linhas e a parafusa-las na parede, utilizando uma chave de aperto do tipo canhão, pois os parafusos são sextavados, os quais são os melhores para este tipo de fixação.
Montagem das ripas da cabeceira
Montagem das ripas da cabeceira
Com as linhas fixadas, podemos iniciar o aparafusamento das ripas nestas linhas. De novo com ajuda de 2 pessoas para segurar a ripa de 3 metro em seu local, parafusei as utilizando parafusos auto-brocantes e uma parafusadeira.
Uma dica importante é deixar a primeira peça, de cima para baixo, com um dente em relação a linha. Este dente servirá como uma borda que irá segurar o vidro que irá no tampo da cabeceira. Calcule este dente de acordo com a espessura do vidro que irá colocar!
Fixada todas as peças já iremos ter o projeto quase finalizado, faltando apenas a prateleira e os nichos em cada lado.
Cabeceira de madeira quase finalizada
Cabeceira de madeira quase finalizada

As prateleiras

Para as prateleiras utilizei sobras dos rodapés, juntei dois deles com duas placa de metal para uni-los além de cola-los com cola para madeira.
Após unidos utilizei duas cantoneiras de fixação de cada lado para fixar as prateleiras no estrado da cabeceira.


Iluminação

Seções de Fita de Leds para a Cabeceira
Iluminação Interna
Para dar uma incrementada no design desta cabeceira bolei a iluminação feita com fitas de leds. Foram três seções de mais ou menos 900mm cada uma, estas seções foram interligadas com um fio de 100mm e então a fonte de alimentação. Coloquei também um interruptor (liga / desliga) para que pudesse ter o controle de acendimento desta iluminação. Fixei o interruptor entre duas ripas da cabeceira como mostrado na foto. Além de deixar a cabeceira mais bonita a iluminação atravessando o vidro jateado deixa a decoração colocada no topo da cabeceira muito bonita com esta iluminação indireta.

Vidro para o topo

Encomendamos o vidro jateado para o topo da cabeceira onde pode ser utilizado de apoio para decorações que decida colocar.
É importante ressaltar que deixei a primeira ripa, de cima para baixo, com um dente para usar como travamento do vidro. No meu caso deixei com 4mm pois o vidro que encomendamos tem espessura com esta dimensão.

Os nichos

Fiquei de fazer os nichos para a cabeceira, porém até hoje não os fiz! Foi tudo por falta de iniciativa de correr atrás da madeira Tauari.
Assim que tiver pronto, atualizarei este artigo.

Resultado

Resultado da Cabeceira de Madeira para Cama de Casal
Resultado da Cabeceira de Madeira para Cama de Casal


Tipo de madeira utilizada: Tauari


👍Gostou? Deixe seu apoio com um JÓINHA, Comente e Siga!


Inscreva-se em nosso Canal do Youtube: youtube.com/@dtudoumporco