Roupeiro em MDF - Faça você mesmo

Após algum tempo decidi me arriscar no MDF. Comprei as placas de MDF já laminado e comecei os trabalhos.
Confesso que a parte mais difícil deste projeto foi o corte das placas, pois não tinha a serra correta e as peças são muito grandes e pesadas.
Aprendi muito com este projeto, fiz tudo o que não se deve fazer. Depois de assistir algumas aulas de como trabalhar com MDF, percebi que tudo é feito em caixotes modulares e então montados no lugar. Aprendi também que as furações são sempre a 100 mm, do centro do furo até a borda da porta. Demais furações são distribuídas de maneira uniforme.

Roupeiro em MDF

Gráfico da Relação Altura Dobradiças
Este gráfico ajuda a saber quantas dobradiças colocar em uma porta dependendo do seu tamanho.



Passos da Construção

Prancha de MDF laminado antes do corte
Chapa de MDF de 12mm. Usei uma régua de alumínio de pedreiro como guia para o corte com a serra circular.


Peças para montagem cortadas
Laterais, prateleiras e portas cortadas. Ao todo utilizei 4 chapas.


Base do Roupeiro
Base de apoio do armário.

Porta do Roupeiro instalada
Piso do armário colocado e uma porta colocada. Note que fiz a disposição das dobradiças de maneira equivocada. As de perto das bordas deveriam estar a no máximo 100 mm da extremidade. e então dividir em espaços iguais as restantes. Como esta porta é muito grande deveria ter 5 dobradiças de cada lado.
Roupeiro em MDF finalizado
Prateleiras colocadas assim finalizando a minha primeira experiência com MDF fazendo este roupeiro. Não foi como eu esperava. Fiquei decepcionado em trabalhar com MDF. Na minha opinião não proporciona os mesmo desafios que a madeira maciça nos dá.


Dobradiças


Gabarito para copo da dobradiça
Gabarito para furação de 
dobradiças tipo caneco
Ao furar o MDF para o encaixe do copo da dobradiça é necessário uma Broca Forstner de 35mm e um gabarito o qual geralmente é dado de graça ao comprar as dobradiças. As brocas Forstner tem cabeça plana são muito usadas no trabalhos em madeiras por permitir um furo maior que as brocas convencionais e também são utilizadas como neste projeto para os furos em MDF para o caneco das dobradiças. Elas levam este nome devido seu criador. A principal dica que dou é ao furar fazer uma pressão lenta e uniforme até a profundidade desejada e use sempre óculos de segurança!



Assim ficou pronto o roupeiro em MDF, tudo isso feito em casa. DIY!


👍Gostou? Deixe seu apoio com um JÓINHA, Comente e Siga!


Inscreva-se em nosso Canal do Youtube: youtube.com/@dtudoumporco