Bancada para Trabalhos com Marcenaria - Faça você mesmo

Uma Bancada para Começar.

Bancada de Trabalho
Como sempre tive muita vontade de aprender e passar o tempo de folga com a arte do trabalho em madeira, a marcenaria, na primeira oportunidade não deixei a vontade de lado. Na época estava construindo minha casa e esse já era um passo no caminho para meu desejo, pois antes morava em um apartamento onde não dava para ter um espaço para a "bagunça" que se faz no trabalho com a madeira. 

Para começar tenho que ter uma bancada para trabalhar, então fui pesquisar navegando na web o termo "workbench", onde vi diversos modelos com diferentes acessórios. 
Não tinha ainda prática e nem conhecimentos necessários para fazer a bancada de meus sonhos, então fiz uma que pudesse me atendesse naquele momento.
Comecei a pegar umas sobras do madeiramento do telhado de casa, medir, cortar e a juntar as peças. Não tenho muitas fotos, tirei apenas de um detalhe, que na época achei importante para que esta bancada ficasse bem firme. Este detalhe? A furação e os parafusos e seus locais.
Detalhe do rebaixo na madeira para o parafuso
Detalhe do rebaixo na madeira para o parafuso

Fiz um rebaixamento na madeira e coloquei parafusos sextavados para um melhor aperto. 
Achei o máximo fazer o rebaixamento da madeira para o encaixe do parafuso. Esta é uma técnica que sempre utilizo desde então. Hoje sei que esta técnica tem um nome, escariar, que é cravar (parafusos), até que as cabeças fiquem ao nível da peça em que se cravam.
O que aprendi foi, que ao fazer uma bancada de trabalho desta, o mais importante é que ela fiquem bem firme, ou seja, não balance, pois nela vamos fazer movimentos fortes manipulando as peças de madeira.


Bancadas de Marcenaria (Workbench)

A bancada de marceneiro é a mesa de trabalho para os profissionais que trabalham com madeira, conhecidos como marceneiros. A bancada de marceneiro é comumente feita de madeiras mais duras e já bem secas. Esta bancada é equipada com prensas e morsas as quais são utilizadas para prender ou apoiar peças que serão trabalhadas. Há uma dimensão padrão para estas bancadas que deve ter 900 mm de altura e o tampo com 600 mm de largura por 2500 mm de comprimento e espessura de 60 mm. Porém há muitas variantes deste modelo padrão. 

Links